quarta-feira, 13 de abril de 2016

"Se eu morresse amanhã"- Álvares de Azevedo

"Se eu morresse amanhã, viria ao menos
Fechar meus olhos minha triste irmã;
Minha mãe de saudades morreria
Se eu morresse amanhã!

Quanta glória pressinto em meu futuro!
Que aurora de porvir e que amanhã!
Eu perdera chorando essas coroas
Se eu morresse amanhã!

Que sol! que céu azul! que doce n'alva 
Acorda a natureza mais louçã!
Não me batera tanto amor no peito
Se eu morresse amanhã!

Mas essa dor da vida que devora
A ânsia de glória, o doloroso afã...
A dor no peito emudecera ao menos
Se eu morresse amanhã!"



SOBRE O POETA

Manuel Antônio Álvares de Azevedo, nasceu dia 12 de setembro de 1831, em São Paulo, capital. Foi um romancista, dramaturgo e poeta brasileiro. Filho do Doutor Inácio Manuel Alvares de Azevedo e Dona Luísa Azevedo, foi um filho dedicado a sua mãe e a sua irmã. Aos dois anos de idade, junto com sua família, muda-se para o Rio de Janeiro. Foi aluno brilhante, estudou no colégio do professor Stoll, onde era constantemente elogiado. Em 1945 ingressou no Colégio Pedro II. Cursou faculdade de direito. Suas poesias retratam o seu mundo interior. É conhecido como "o poeta da dúvida". Seus poemas falam constantemente do tédio da vida, das frustrações amorosas e do sentimento de morte. A figura da mulher aparece em seus versos, ora como um anjo, ora como um ser fatal, mas sempre inacessível. Falece dia 25 de abril de 1852, no Rio de Janeiro, capital.

ÁNALISE

No poema, o eu lírico fala sobre a possibilidade de sua morte acontecer. Cita os pontos ruins, e bons desta ideia. Sentiria, claramente, falta de sua sua mãe, mas também ficaria longe de coisas desagradáveis, na visão do poeta. As dores que sofreria na Terra, não sofreria mais, se sua morte chegasse. Comenta vários pontos positivos e negativos desta ideia, dando a entender, que não teria medo de sua morte acontecer, mas também não estaria completamente satisfeito. Se morresse amanhã, em sua visão, teria mais pontos positivos do que negativos. Ficaria longe desta dor da vida, veria a mais bela natureza. No entanto, como ele saberia de tudo isso? Dizem que as pessoas descansam em paz, e no poema, é essa a ideia transmitida, se ele morresse amanhã...

POR QUE DEVERIAM LER?

Recomendo o poema a todos para refletirmos sobre o medo de tantas pessoas: a morte. O poeta fala sobre o assunto de uma maneira natural. Até mesmo positiva. Na maior parte do poema fala sobre a morte de uma maneira normal, que ela é. Todos sabemos que como dizem "a única certeza que temos na vida, é a morte", então não deveríamos já esperar que ela aconteça? Obviamente não é boa a sensação de pensar que nunca mais veremos uma pessoa, levada pela morte, mas já que ela sempre existiu, já deveríamos estar acostumados com ela. Outro ponto que o poeta cita, é a visão da sociedade de que tudo após a morte seria a paz. Mas como vamos saber? Como saberemos se não existe vida após a morte? Cada indivíduo, acredita em uma "crença", mas o poeta deixa bem clara o sentimento de tranquilidade em relação a morte, no poema "Se eu morresse amanhã".

Nenhum comentário:

Postar um comentário