A exposição é dividida em 5 regiões do planeta (Terras do Norte, Terras do Sul, Amazônia e Pantanal, Santuários e África) e as fotos, são em efeito preto e branco.
Todas as suas fotografias tem um significado, uma história. O fotógrafo só expõe o que ele quer que seja mostrado. A perspectiva poética ou artística das fotografias de Salgado, é mostrar ao admirador uma coisa que ele quer que seja vista e percebida por todos. Por exemplo, a perspectiva poética desta foto, fazendo com que ela não seja feita para noticiar algum fato, é a harmonia entre as 4 espécies aí apresentadas (focas, pinguins, albatrozes e o ser humano). Provavelmente, a expectativa de Sebastião Salgado ao fotografar esta foto, foi que as pessoas percebessem que pode existir a harmonia entre seres de diferentes espécies. Essa é a unica fotografia deste projeto que Salgado apareceu, no olhar da foca.
Outro exemplo, seria nesta fotografia. A história por trás disso seria dos nômades, pessoas que se adaptam ao ambiente, se deslocando de um lugar ao outro, não o modificam ao seu favor. Isso seria um exemplo para várias pessoas. Os nômades só levam consigo o que precisam para sobreviver, sem degradar a natureza.
Sebastião Salgado, durante sua viagem para desenvolver o projeto "Gênesis", viajou para diversos lugares, conheceu diversas culturas e presenciou diversos momentos. Uma das maiores provas de que o fotógrafo Sebastião Salgado não teve a intenção de tirar suas fotos para noticiar algum fato, é que ele só tirou fotos de momentos que ele realmente achou que significava algo e só expôs fotografias que ele achou que o ser humano conseguiria tirar algo proveitoso daquilo.
Recomendo a exposição para todas as idades, pois, de crianças até idosos, todos podem tirar algo proveitoso desta experiencia e refletir sobre a natureza e os seres humanos em geral. Devemos observar algumas das fotos de Sebastião Salgado, pois, elas podem mudar seu olhar sobre o mundo, pelo menos, mudou o meu, e por isso, indico a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário