sexta-feira, 18 de março de 2016

"Quero"- Carlos Drummond de Andrade

"Quero que todos os dias do ano
todos os dias da vida
de meia em meia hora
de 5 em 5 minutos
me digas: Eu te amo.

Ouvindo-te dizer: Eu te amo,
creio, no momento, que sou amado.
No momento anterior
e no seguinte,
como sabê-lo?

Quero que me repitas até a exaustão
que me amas que me amas que me amas.
Do contrário evapora-se a amação
pois ao não dizer: Eu te amo,
desmentes
apagas
teu amor por mim.

Exijo de ti o perene comunicado.
Não exijo senão isto,
isto sempre, isto cada vez mais.
Quero ser amado por e em tua palavra
nem sei de outra maneira a não ser esta
de reconhecer o dom amoroso,
a perfeita maneira de saber-se amado:
amor na raiz da palavra
e na sua emissão,
amor
saltando da língua nacional,
amor
feito som
vibração espacial.
No momento em que não me dizes:
Eu te amo,
inexoravelmente sei
que deixaste de amar-me,
que nunca me amastes antes.

Se não me disseres urgente repetido
Eu te amoamoamoamoamo,
verdade fulminante que acabas de desentranhar,
eu me precipito no caos,
essa coleção de objetos de não-amor."


SOBRE O AUTOR


Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro - MG, em 31 de outubro de 1902. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade de Belo Horizonte e com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por "insubordinação mental". De novo em Belo Horizonte, começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas, que aglutinava os adeptos locais do incipiente movimento modernista mineiro.


ANÁLISE



No poema eu lírico destaca a importância das três palavras mais simples e ao mesmo tempo mais significantes da língua portuguesa: "EU TE AMO". O poema inteiro fala basicamente sobre esse assunto. O eu lírico diz que sem o uso dessa expressão, o amor não é real. Sem a pessoa amada, fica-se sem rumo e a não ser que ela diga repetidamente que o ama, ele não se sente amado. Diz que o amor está na expressão "EU TE AMO" e que no momento em que a pessoa deixa de dizê-la, é porque parou de te amar, ou nunca te amou antes. O eu lírico se desespera pelo uso da expressão por parte de sua amada, ou se não, não seria completo, dando a entender, que até não sobreviveria. 


POR QUE DEVERIAM LER?


Esse é um poema bem interessante que trata de um assunto bem comum em nossa sociedade (o amor). No poema o eu lírico retrata a importância da demonstração do amor através da expressão comum: "EU TE AMO". Recomendo a leitura do poema para a compreensão dessas três palavras tão comuns para que muitos, não significam absolutamente nada, ou acham que são somente letras. Nesse poema, o leitor percebe que é mais do que isso. Percebe que para muitos essas palavras significam algo. Talvez após ler esse poema, o uso das palavras "EU TE AMO" por parte do leitor, serão usadas da melhor maneira possível, e com maior frequência. 

2 comentários:

  1. Eu amo esse poema "amoamoamoamoamo" muito lindo e é perfeito pra expressar o q sente pela pessoa q amo, vlw

    ResponderExcluir
  2. Oi vc poderia me responder que ano e onde foi publicado esse poema?

    ResponderExcluir