domingo, 1 de maio de 2016

"Amor em paz"- Vinícius de Moraes

"Eu amei
Eu amei, ai de mim, muito mais
Do que devia amar
E chorei

Ao sentir que iria sofrer

E me desesperar

Foi então
Que da minha infinita tristeza
Aconteceu você
Encontrei em você a razão de viver 
E de amar em paz
E não sofrer mais
Nunca mais
Porque o amor é a coisa mais triste
Quando se desfaz"




SOBRE O POETA

Marcus Vinícius da Cruz de Melo Moraes nasceu em 19 de Outubro de 1913, na cidade do Rio de Janeiro - RJ. Em 1929 ingressou na Faculdade de Direito do Catête e se formou em Direito em 1933, ano em que publicou “O Caminho para a Distância”, seu primeiro livro de poesia. Nos anos seguintes publicou ainda muitos poemas e ficou conhecido como um dos poetas brasileiros que mais conseguiu traduzir em palavras o sentimento do amor, tornando-se assim um dos poetas mais populares da Literatura Brasileira. Vinícius de Moraes Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 09 de julho de 1980.


ANÁLISE

No poema, o eu lírico fala sobre amor. Sobre sua amada. Demonstra seu amor no poema. Diz, que quando o amor se desfaz, há tristeza. Como descreve no poema, faz de tudo por seu amor. É a razão de seu viver, é tudo para ele. Em minha opinião, o eu lírico, tenta dizer-nos que o amor é uma da coisas mais importantes que poderíamos ter e sentir. Sem amor, sofreríamos todos os dias por não tê-lo. Pode não descrever, particularmente sobre o amor entre duas pessoas, mas o amor por sua família e amigos. Quando temos amor, temos tudo. Quando não temos tudo, nos sentimos incompletos. E quando perdemos este tudo, é a coisa mais triste. 


POR QUE DEVERIAM LER?

Sim, é somente mais um poema de amor, mas como todos eles, tem um significado. O amor, como todos dizem, é uma das coisas mais importantes da vida, sem ele, não somos nada. Sentimos amor por pelo menos alguém, qualquer um. Vinícius de Moraes deixa, também, explícito no poema, que uma das maiores tristezas da vida, é a de amor perdido, e consequentemente, a maior alegria, é a de encontrar um amor. Alguém que gosta de você com todos os defeitos e qualidades. Recomendo para refletirmos. Refletirmos, sobre quem nos faz bem, e quem podemos dizer que amamos.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário